Técnica indolor consiste na aplicação local de anestésicos de baixa concentração em pontos específicos como gânglios, cicatrizes, músculos e terminações de fibras nervosas.
Oriunda da Alemanha na década de 1920, a Terapia Neural se popularizou no continente europeu e vem sendo cada vez mais difundida no Brasil por seu reconhecimento internacional como método curativo e eficaz em diversas patologias. É um método que busca neutralizar as irritações do sistema nervoso vegetativo que desencadeiam um sintoma ou enfermidade.

“Trata-se de uma técnica baseada na aplicação local de anestésicos de baixa concentração em pontos específicos como gânglios, cicatrizes, músculos e terminações de fibras nervosas, com o intuito de neutralizar disfunções do sistema nervoso autônomo estimulando a autorregulação”, afirma Bárbara Ganzelevitch, fisioterapeuta, acupunturista, quiropraxista, RPGista e laserterapeuta.

Muito além do benefício anestésico para dores agudas, a Terapia Neural, conta a especialista, age na origem da enfermidade, já que toda a estrutura do corpo humano sofre a nível celular a priori, e a interferência causada pela presença do fármaco administrado tem a capacidade de ativar eletricamente as células permitindo sua repolarização. “Isso influencia diretamente nas suas funções vitais e a faz agir como anti-inflamatória”, explica Barbara.

Dentre as várias vantagens à saúde trazidas pela Terapia, podemos citar sua ação anti- histamínica (antialérgica), reguladora da circulação sanguínea, relaxante muscular, anti-inflamatória, antiespasmódica, e reguladora do sistema nervoso. “A Terapia Neural beneficia diretamente no equilíbrio do sono, da digestão, respiração e pressão”, relata a entrevistada.

Segunda Barbara toda sessão é planejada e personalizada para o paciente através de uma avaliação inicial profunda onde leva-se em consideração dores físicas à traumas psicológicos – além do diagnóstico por meio de um equipamento termosensível, que revela pontos pelo corpo a serem tratados especificamente. “As aplicações são realizadas através de uma agulha bem fina e quase indolor, por onde o ativo é inserido, e pode-se notar melhora instantaneamente ou progressivamente ao decorrer das sessões”, encerra Barbara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *